Cada dia mais, planejamento e execução de estratégias são desafios que as empresas enfrentam ao tentar implementar a transformação digital. Com um cenário extremamente competitivo, no entanto, ter uma estratégia consolidada é fundamental.

Entretanto, para ser bem-sucedido no plano de negócios, antes de mais nada, é importante começar na raiz de tudo: investir em metodologias que realmente funcionem, como a OKR (Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados-Chave), capaz de facilitar processos e auxiliar no cumprimento das metas.

Grandes como Google, NetflixSpotifyBMW e LinkedIn já apostam nesse modelo como guia para sobreviverem no mercado atual e se diferenciarem. Que tal você fazer parte desse grupo gigante de marcas que fazem a diferença?

Continue o texto e entenda mais sobre os OKRs.

De uma metodologia interna ao principal método de crescimento do Google

Traduzido como um modelo ou framework para gestão ágil de desempenho, o OKR possui uma característica de comunicação e alinhamento, capaz de motivar times a trabalharem juntos, contribuindo de forma mútua para resultados mensuráveis e desafiadores​, com um objetivo único: o progresso da organização.

Criada na década de 1970, por Andrew Grove, presidente da Intel, apresentado no livro “Administração de Alta Performance”, a metodologia se traduz como resposta para os rápidos avanços tecnológicos e transformações do mercado, sendo um modelo de gestão que permite às empresas se adaptar de forma rápida às mudanças que surgem em um mercado cada vez mais acelerado.

No entanto, ela ganhou destaque através de seu uso pelo Google que, desde sua implementação na gigante marca, virou rotina trimestral na empresa. Com a prática dos OKRs, a empresa cresceu de cerca de 40 pessoas em 1999 para mais de 60 mil atualmente, em mais de 50 países diferentes.

Os benefícios da metodologia OKR

Esse tipo de método pode trazer diversos benefícios à empresa, como:

  • Processo simples: não são necessárias técnicas ou grandes estudos para colocar esse método em prática, visto que ele é objetivo e visa facilitar o cumprimento de metas de forma rápida e mensurável.
  • Ciclos curtos: podem ser aplicadas metas de curto prazo ou para ações emergenciais, já que tem facilidade em dar acesso às mudanças e garante agilidade na tomada de decisões e execução das tarefas.
  • Equipe envolvida: todo o time, desde direção até colaboradores, é envolvido no processo, para chegar ao resultado esperado.
  • Direcionamento claro: já que as equipes definem o que será feito, apenas cabendo ao gestor validar, fica muito mais fácil entender o que deve ser feito e onde se pretende chegar.
  • Possibilidade de sucesso: com o número menor de metas, é possível que cada indivíduo se dedique e fique responsável por uma etapa, sendo mais produtivo e garantindo resultados mais assertivos.
  • Alta performance: estimula a repensar a maneira como se trabalha cumprir metas da melhor forma.
  • Mensuração dos resultados fácil: com objetivos claros, fica fácil mensurar resultados e saber quando se está chegando ao atingimento de metas.

Como colocar OKR em prática?

Primeiramente, é necessário conversar e definir como sua equipe vai alcançar os objetivos propostos e, após, é hora de partir para a ação. É importante sempre ressaltar que as metas criadas devem estar alinhadas com a missão e visão da empresa, para conquistar o crescimento esperado.

Uma ótima opção é definir os objetivos por trimestre, inicialmente, e depois por área. Posteriormente, pense nos resultados e quais indicadores serão importantes para fazer essa análise. Para isso, realize feedbacks durante todo o processo, incentivando e sugerindo melhorias.

Conte com a ajuda de softwares de gestão

Viver na era da inovação e da transformação digital mostra que as empresas precisam se adaptar às novas tecnologias para seguir expandindo e conquistando sucesso no mercado. Uma solução que proporciona tudo isso de forma eficiente e prática são os softwares de gestão.

É uma possibilidade de reintegração de operações e setores em um único lugar, definindo e alcançando metas, assim, gerando um ecossistema de negócio seguro, com resultados positivos à organização, clientes e colaboradores.