Business Intelligence: impulsione o sucesso do seu negócio
Como tomar decisões assertivas de maneira inteligente por meio da análise de dados? Utilizando o Business Intelligence (BI) para alavancar o seus negócio. Essa plataforma permite que as informações sejam adquiridas de qualquer sistema e gravadas em um banco de dados, criado de acordo com as necessidades da empresa.
Em um cenário onde a transformação digital é o foco para o sucesso de uma organização, o BI garante relatórios dinâmicos e acessíveis, previsões e diversos outros dados que otimizam o desempenho do time. Confira mais detalhadamente sobre esse formato de plataforma e saiba como tomar as melhores decisões para uma gestão eficiente.
Boa leitura!
O que é Business Intelligence?
Traduzido como Inteligência de Negócios, o Business Intelligence (BI) é um conjunto de ferramentas que realiza a coleta, o armazenamento, o tratamento e a análise de dados, que são fundamentais para tomar decisões mais assertivas.
Por meio de seu uso, é possível criar uma estratégia e montar um plano de ação, facilitando os processos da gestão empresarial, o que visa transformar e ressignificar o grande volume de informações.
Ou seja, esqueça as planilhas feitas em computador e as anotações no papel: você insere tudo no software e deixa que ele mesmo realize todo o processo para chegar à decisão ideal para ser aplicada na empresa em suas diversas frentes.
Como o BI pode ajudar a tomar decisões assertivas em seu negócio?
A plataforma permite que as empresas tenham visibilidade geral de todos os processos internos, possibilitando criar soluções mais econômicas e eficazes, bem como comparar dados para obter resultados mais exatos.
Além disso, proporciona diversos benefícios, como:
– Auxílio na tomada de decisões, com base em informações assertivas.
– Vantagem competitiva, planejando os processos de forma mais eficiente para estar um passo à frente do mercado.
– Melhoria nos processos internos, estruturando e encontrando erros e oportunidades de melhoria.
– Apresentação de dados sobre o comportamento do consumidor, por meio da possibilidade de entender o seu perfil e mapear tendências.
– Identificação de oportunidades, se destacando da concorrência ao identificar oportunidades de negócio e de melhoria que potencializam resultados.
– Aumento da lucratividade, uma vez que decisões assertivas levam a melhores negócios feitos.
– Prevenção de falhas, melhorando a forma como a empresa produz e otimizando processos de forma a se tornarem enxutos e padronizados.
Invista no BI para a sua empresa evoluir
Segundo a CIGAM, a 32ª Edição da Pesquisa Anual do Uso de TI, realizada pela fundação Getúlio Vargas – FGV, com 2.636 médias e grandes empresas brasileiras, mostra que projetos focados em Inteligência Analítica (Analytics), incluindo BI, estão no topo das prioridades de TI das empresas.
Isso demonstra como as marcas que investem nesse tipo de plataforma asseguram otimização de processos e lucratividade para o negócio.